OMPI publica relatório de tendências da tecnologia
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) publicou o primeiro relatório de uma nova iniciativa que busca monitorar o desenvolvimento tecnológico através da análise de dados de atividades relacionadas à inovação. Denominado “Tendências da Tecnologia na OMPI”, o estudo teve a colaboração de especialistas na área de inteligência artificial (IA) e revelou tendências no campo de patentes de IA.
Desde 1960, foram depositados mais de 340 mil pedidos de patentes de IA e 1.6 milhão de documentos científicos. Entre eles, a robótica se mostra como uma das áreas com o maior crescimento em depósitos de IA, apresentando um aumento anual de 55%.
O relatório também informa que a tecnologia de machine learning representa mais de um terço dos pedidos de patentes. Em paralelo, uma das suas subespécies, o deep learning, demonstrou o maior crescimento, passando de 118 pedidos de patente em 2013 para 2.399 em 2016.
Entre as conclusões do estudo, foi divulgado ranking com as entidades acadêmicas e industriais que se destacaram no setor de IA. Ocupando a liderança, a International Business Machines (IBM) e a Microsoft apresentam o maior número de pedidos de patentes nessa área, contabilizando 8.290 e 5.930 depósitos, respectivamente.
Mais informações estão disponíveis, em inglês, em https://www.wipo.int/pressroom/en/articles/2019/article_0001.html