IBM licencia gratuitamente patentes a interessados em combater o Coronavírus.
Devido à pandemia da COVID-19 e à necessidade de desenvolvimento de soluções emergenciais, a IBM autorizou, em 05 de maio de 2020, o uso gratuito de mais de 80 mil documentos de patentes. Pedidos de patente cujos depósitos ocorrerão até o final de 2023 estão também inclusos nesta decisão.
Segundo o consultor chefe Manny W. Schecter, este compromisso firmado pela IBM através da iniciativa Open Covid Pledge auxiliará qualquer interessado a combater a pandemia a não se preocupar com eventuais infrações de patente.
Empresas como Intel, Microsoft, Hewlett Packard e Facebook têm tomado atitudes semelhantes através da Open Covid Pledge. As instituições participantes se comprometem a licenciar ativos de Propriedade Intelectual gratuitamente a terceiros, desde que sejam utilizados para o combate à COVID-19. Diversos contratos de licenciamento podem ser aceitos, porém devem atender aos requisitos estabelecidos pela organização.
Mais informações estão disponíveis em https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/ibm-libera-mais-de-80-mil-patentes-para-uso-no-combate-ao-coronavirus/100304.
Informações a respeito da iniciativa Open Covid Pledge e dos contratos de licenciamento podem ser obtidas em https://opencovidpledge.org/.