Rodrigo Cartaxo

Rodrigo Cartaxo

LinkedIn

Áreas de atuação

  • Patentes
  • Desenhos Industriais

Rodrigo Cartaxo é Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Sua dissertação de mestrado, intitulada “Metodologia de priorização para produção nacional dos fármacos e medicamentos da lista de produtos estratégicos do SUS”, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Técnico no Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos em 2011.

Com mais de 20 anos de experiência na área de propriedade intelectual, Rodrigo tem uma carreira marcada pela publicação de diversos artigos científicos e capítulos de livros, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e das práticas na área.

Experiência Profissional

Rodrigo Cartaxo tem uma sólida experiência profissional na área de propriedade intelectual. No Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), atuou em diversas funções, desenvolvendo uma expertise aprofundada em propriedade intelectual. Além disso, possui experiência significativa em escritórios de propriedade intelectual, onde forneceu consultoria e serviços de gestão de propriedade intelectual para clientes nacionais e internacionais. Durante vários anos, trabalhou na Gerência de Propriedade Intelectual de uma grande empresa de mineração brasileira, contribuindo para a proteção e gestão de ativos intelectuais. Como membro ativo do Comitê de Propriedade Intelectual da ANPEI, participou na formulação de políticas e estratégias para inovação e propriedade intelectual. Também foi membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), colaborando em projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor farmacêutico.

Afiliações

Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RJ)

Formação

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Línguas

Português e inglês.